A Transposição Didática por meio do GeoGebra como suporte ao ensino de Geometria Analítica

Palavras-chave: Geometria Analítica, Transposição Didática, GeoGebra

Resumo

Este trabalho apresenta uma relação entre a transposição didática e o GeoGebra no ensino de Geometria Analítica, utilizando conceitos da Teoria das Situações Didáticas (TSD), articulados à Engenharia Didática (ED). O objetivo é apresentar duas propostas didáticas para o ensino de Geometria Analítica, no ensino de intersecção entre retas e equação da circunferência, com o uso do software GeoGebra no celular. Para a elaboração desta pesquisa utilizamos apenas as duas primeiras fases da ED (Análise preliminar e Análise a priori).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Renata Teófilo de Sousa, EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales

Especialista em Ensino de Matemática (UVA), Qualificação em Ensino de Matemática no Estado do Ceará (UFC)e Didática e Metodologias Ativas na aprendizagem (UniAmérica).Mestranda em Ensino de Ciênciase Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia doCeará (IFCE).

Italândia Ferreira de Azevedo, EEEP Joaquim Moreira de Sousa

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no IFCE. Especialista em Gestão Pedagógica da Escola Básica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA). Professora efetiva pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE
Mestre em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela UFC. Doutor, com ênfase no ensino de Matemática pela UFC. Professor Titular do departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE.

Referências

Abar, C A. A. P. (2020). A Transposição Didática na criação de estratégias para a utilização do GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, 9(1), 59-75.

Abar, C. A. A. P. (2020). Teorias da Transposição Didática e Informática na criação de estratégias para a prática do professor com a utilização de tecnologias digitais. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, 5(1), 29-45.

Almouloud, S. A.; Coutinho, C. Q. S. (2008). Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, 3(1), 62-77.

Alves, F. R. V.; Dias, M. A. (2019) Engenharia Didática para a Teoria do Resíduo: Análises Preliminares, Análise a Priori e Descrição de Situações-Problema. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 10(1), 2-14.

Artigue, M. (1996). Engenharia didáctica. In: BRUN, Jean (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, pp. 193-217.

Brousseau, G. (2008). Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática.

Camilo, A. M. S.; Alves, F. R. V.; Fontenele, F. C. F. (2020). A Engenharia Didática articulada à Teoria das Situações Didáticas para o ensino da Geometria Espacial. Revista Iberoamericana de Educación Matemática,16(59), 64-82.

Chevallard, Y. (1991). La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Paris: Ed. La pensée Sauvage.

Díaz-Urdanetta, S.; Kalinke, M. A.; Motta, M. (2019). A transposição didática na elaboração de um objeto de aprendizagem no GeoGebra. #tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 8(2), 1-12.

Gálvez, G. (1996). A Didática da Matemática. In: Parra, Cecília.; Saiz, Irma. (Orgs.). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Tradução de: Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: ArtMed.

Halberstadt, F. F. (2015). A aprendizagem da Geometria Analítica no Ensino Médio e suas representações semióticas no Grafeq. (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física), Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, 2015.

Iezzi, G. (2013). Fundamentos de Matemática Elementar 7. 6. ed. São Paulo: Atual Editora.

Leivas, J. C. P.; Gobbi, J. A. (2014). O software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologias, Curitiba, 7(1), 182-199.

Leonardo, F. M. (Org.). (2016). Conexões com a Matemática. 3. ed. São Paulo: Moderna.

Polidoro, L. F.; Stigar, R. (2010). A Transposição Didática: a passagem do saber científico para o saber escolar. Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura, São Paulo, 27, 153-159.

Pommer, W. M. (2008). Brousseau e a ideia de Situação Didática. Seminários de Ensino de Matemática/ FEUSP.

Santos, A. A.; Alves, F. R. V. (2017). A Engenharia Didática em articulação com a Teoria das Situações Didáticas como percurso metodológico ao estudo e ensino de Matemática. Revista Acta Scientiae, Canoas, 19(3), 447-465.

Silva, H. N.; Abar, C. A. A. P. (2016). A utilização do GeoGebra na reconstrução de atividades do imagiciel. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, 2016. Anais… São Paulo. Recuperado em 21 julho, 2020, de http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6064_2835_ID.pdf.

Teixeira, P. J. M.; Passos, C. C. M. (2013). Um pouco da teoria das situações didáticas (tsd) de Guy Brousseau. Revista Zetetiké, FE/Unicamp, 21(39), 155-168.

Publicado
2021-06-24
Como Citar
Teófilo de Sousa, R., Ferreira de Azevedo, I., & Régis Vieira Alves, F. (2021). A Transposição Didática por meio do GeoGebra como suporte ao ensino de Geometria Analítica. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 17(62). Obtido de http://www.revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/220
##plugins.generic.dates.received## 2020-10-12
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-01-07
##plugins.generic.dates.published## 2021-06-24