Vale a pena gamificar na aula de matemática?

  • Fabian Vitabar
Palavras-chave: gamificação, didática, motivação, jogos

Resumo

O conceito de gamificação está invadindo a reflexão didática, mas muitas vezes é confundido com o uso de jogos didáticos ou a incorporação de ferramentas de tecnologia de aparência amigável. Nesta breve artigo esclarecemos esses aspectos, oferecemos um referencial teórico para considerar a gamificação na sala de aula de matemática e outras instâncias da educação formal, e damos alguns exemplos de abordagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Fabian Vitabar

Profesor de Matemática egresado del Instituto de Profesores "Artigas" de Montevideo. Magíster en Educación por la Universidad Católica del Uruguay. Actualmente, profesor de Didáctica de la Matemática en la formación de profesores y Asesor en Matemática para las Escuelas Salesianas de Uruguay. Presidente de la Sociedad de Educación Matemática del Uruguay y miembro del Instituto GeoGebra de Uruguay. Ha colaborado con el equipo de GeoGebra en diversas tareas, como el trabajo con la comunidad de usuarios, la traducción y la creación de contenido.

Referências

Barros, P., & Bravo, A. (s.f.). Libros maravillosos. Retrieved August 19, 2021. http://www.librosmaravillosos.com

Bartle, R. (1996). Hearts, clubs, diamonds, spades: Players who suit MUDs. Journal of MUD Research, 1(1), 19.

Csikszentmihalyi, M. (2014). Applications of Flow in Human Development and Education. Springer Netherlands. https://doi.org/10.1007/978-94-017-9094-9

de Guzmán, M. (1984). Juegos matemáticos en la enseñanza. Actas de Las IV Jornadas Sobre Aprendizaje y Enseñanza de Las Matemáticas; Sociedad Canaria de Profesores de Matemáticas Isaac Newton.

Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., & Nacke, L. (2011). From game design elements to gamefulness. Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference on Envisioning Future Media Environments - MindTrek ’11, 9. https://doi.org/10.1145/2181037.2181040

Stieglitz, S., Lattemann, C., Robra-Bissantz, S., Zarnekow, R., & Brockmann, T. (2017). Gamification (S. Stieglitz, C. Lattemann, S. Robra-Bissantz, R.

Zarnekow, & T. Brockmann, Eds.). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-45557-0

Publicado
2021-08-30
Como Citar
Vitabar, F. (2021). Vale a pena gamificar na aula de matemática?. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 17(62). Obtido de http://www.revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/369
##plugins.generic.dates.received## 2021-08-26
##plugins.generic.dates.published## 2021-08-30