Microgames criados com o GeoGebra: seu papel durante a virtualização do ensino devido à pandemia e... depois?

Palavras-chave: Microjogos, Jogos educativos, GeoGebra, GeoGebra Classroom

Resumo

É relatada uma experiência em que microjogos digitais criados com o GeoGebra foram utilizados para o ensino de matemática. Exemplos destes são mostrados e como eles foram implementados é descrito. no âmbito da virtualização do ensino devido à pandemia de COVID-19. A experiência é avaliada por meio de uma pesquisa com os alunos, que mostra que foi positiva e permitiu a atingir os objetivos em boa medida. Conclui-se que para além do facto de estes jogos terem sido incorporados num contexto particular, continuarão a ser utilizados em contextos híbridos e totalmente presenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Laura Sombra Del Río, Universidad Nacional de La Plata

UIDET-IMApEC, Departamento de Ciências Básicas, Faculdade de Engenharia, Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Professor de Matemática e Mestre em Tecnologia Informática Aplicada à Educação, da Universidad Nacional de La Plata. Membro de Unidade de Pesquisa, Desenvolvimento, Extensão e Transferência IMApEC e Coordenadora do Instituto GeoGebra de La Plata.

Referências

Búcari, N. D., Abate, S. M., Melgarejo, A. A. (2004). Un cambio en la enseñanza de las matemáticas en las carreras de ingeniería de UNLP: propuesta, criterios y alcance. IV Congreso Argentino de Enseñanza de la Ingeniería (CAEDI). Buenos Aires.

Brzezinski, T. (2020) Pac Man is Hungry! [en línea]. Recuperado el 26 de octubre de 2021 de https://www.geogebra.org/m/vnrkpxnv

García Azcárate, A. (2019) Matemáticas con juegos: Aprender y disfrutar. Épsilon, 101, 11-28.

Guzmán, M. de (1989). Juegos y Matemáticas. Suma. 4, 61-64

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., Baptista Lucio, M. del P. (2010). Metodología de la investigación (5a). México DF: Mc Graw-Hill.

Homa, A. (2019) Robotics Simulators in STEM Education. Acta Scientiae, 21(5), 178-191. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5417

Rahmadi, I.F., Lavicza, Z., Houghton, T. (2021) Defining Microgames in Education Context. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 16(22), 4–16. https://doi.org/10.3991/ijet.v16i22.20929

Rahmadi, I.F., Lavicza, Z., Arkün Kocadere, S., Houghton, T., Hohenwarter, M. (2022) The strengths and weaknesses of user-generated microgames for assisting learning. Education and Information Technologies, 27, 979–995. https://doi.org/10.1007/s10639-021-10635-8

Vitabar, F. (2021). ¿Vale la pena ludificar el aula de matemática? UNIÓN - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 17(62). Recuperado a partir de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/369

Zöchbauer, J., Hohenwarter, M. (2020). Developing a collaboration tool to give every student a voice in a classroom discussion. En Seventh ERME Topic Conference on Language in the Mathematics Classroom, 1, 195–202.

Publicado
2022-04-29
Como Citar
Del Río, L. S. (2022). Microgames criados com o GeoGebra: seu papel durante a virtualização do ensino devido à pandemia e. depois?. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 18(64). Obtido de http://www.revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/660
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-19
##plugins.generic.dates.published## 2022-04-29